O Jornal

Dengue: mais de 300 mil casos em SC

Avanço da doença foi registrado em 283 dos 295 municípios de Santa Catarina

Dengue: mais de 300 mil casos em SC

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina divulgou o mais recente informe epidemiológico sobre a dengue no Estado. Conforme o documento, até a última segunda-feira, dia 27, foram registrados mais de 300 mil casos prováveis da doença em 283 municípios catarinenses, representando um aumento de 160,29% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O relatório também revela que, neste ano, já foram confirmadas 224 mortes relacionadas à dengue, com outras 56 em fase de investigação. Além disso, mais de 41 mil focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados em 250 municípios do Estado, sendo 168 considerados infestados, incluindo Concórdia, que desde janeiro do ano passado vem implementando um Plano de Contingência da Dengue que prevê ações de combate à doença. Até o dia 22 de maio deste ano, Concórdia registrou 2.084 casos positivos da doença.

Apesar dos esforços, a vacinação contra a dengue em Santa Catarina ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Apenas 23,89% do público-alvo recebeu o imunizante, enquanto a meta recomenda alcançar pelo menos 90% do público total. Até o momento, a vacina foi disponibilizada em três regiões: Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Desde o início da imunização, o Estado recebeu 62.624 doses da vacina, entretanto, apenas 47.045 foram aplicadas, conforme dados da Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVE/SC).

A eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti continua sendo a principal medida de prevenção contra a dengue, ressaltando a importância dos cuidados ao longo de todo o ano.

Por Rosilene Fochesatto/OJ
Informações: Dive/SC

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque