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Ação conjunta no despertar de alunos com altas habilidades

Polo de Altas Habilidades/Superdotação de Concórdia trabalha em parceria com escolas do município para desenvolver acompanhamento pedagógico de estuda

Ação conjunta no despertar de alunos com altas habilidades

Os homens e mulheres que foram considerados os grandes gênios da humanidade tiveram algo em comum entre eles: todos tiveram as habilidades e talentos exaltados desde criança ou na adolescência. Nos dias atuais há um leve engano de que essas características não estão em destaque, mas são mais presentes nos jovens e crianças do que se imagina. Prova disso é o aluno Cauã Wesley Marmit Biesek, de 17 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, considerado um dos “pequenos gênios” do município. O jovem é um dos 24 alunos integrantes do Polo de Altas Habilidades/Superdotação de Concórdia, vinculado ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), que trabalha com estudantes que demonstram potencial elevado de desenvolvimento aos demais na área intelectual, acadêmica, de liderança, psicomotricidade e arte.
Desde 2018 o município de Concórdia conta com um Polo de Altas Habilidades/Superdotação, com profissionais especializados na educação de estudantes que demonstram conhecimentos e talentos acima da média de outros alunos e sendo consequentemente chamados de “pequenos gênios”. Eles são acompanhadas com trabalho pedagógico diferenciado, exaltando e potencializando ainda mais as habilidades naturais.
De acordo com informações do Polo de Altas Habilidades, esses alunos com conhecimento acima da média são identificados na sala de aula dos educandários do município pelos docentes que notam as habilidades diferenciadas dos demais e encaminham para um atendimento mais especifico. Cauã Biesek, do Vidal Ramos Júnior, seria um desses alunos, onde se destacou na área das ciências humanas, durante as aulas de filosofia e sociologia, além de surpreender na matéria de geografia.
A gestora da Escola Vidal Ramos, Marta Inês de Mello, explica que Biesek chamou a atenção durante as aulas onde demostrava conhecimento muito acentuado em relação aos demais colegas. “O Cauã apresenta em sala de aula grandes evoluções, além ser líder nato, demonstra mais maturidade e é muito comunicativo. Tem facilidade no que se refere a aprendizagem e contribui muito nas aulas com suas observações, por ser um aluno pesquisador e leitor. Já chegou a montar uma aula inteira com muito conhecimento e propriedade sobre os conteúdos”, comenta Marta.

Ser um “pequeno gênio”

Mas uma das curiosidades da sociedade em geral, é de saber como se sente um adolescente já ser considerado um “pequeno gênio”, dentro de um universo social que oferece inúmeras possibilidades de aprendizagem e de talentos nas mais variadas áreas. “Falando do termo Altas Habilidades/ Superdotação, ser um aluno com superdotação não é exatamente o que muitos imaginam. Muitos mitos cercam o conceito, e é importante esclarecê-los. Posso dizer que ser superdotado não significa ser bom em tudo. Assim como qualquer pessoa, enfrentamos desafios e fracassos. A humildade é essencial nesse processo”, explica Biesek.

Parceria

Segundo a professora do Polo de Altas Habilidades, Jéssica Mascarello Gross, a identificação destes alunos no ambiente escolar é de fundamental importância, e também aliada a sensibilidade dos professores em encaminhar para o Polo. “Expresso o profundo apreço à Escola Vidal Ramos Júnior e a todas as instituições pela inestimável contribuição no processo de avaliação e identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação. A colaboração dessas instituições é um pilar fundamental na garantia de que cada estudante seja adequadamente reconhecido e receba a suplementação educacional necessária para atender às suas demandas individuais.”, diz Jéssica.

Por: Odair José Paz

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