O Jornal

Apoio para superar limitações

Adolescente internado há 4 meses no Hospital Dra. Izolde Hubner Dalmora, realiza sonho de concluir estudos do Ensino Médio com ajuda de uma equipe mul

Apoio para superar limitações Apoio para superar limitações

Segundo um famoso provérbio indiano de Mahatma Gandhi, “A força não provém da capacidade física, ela provém de uma vontade indomável”. Prova disso é o adolescente Douglas Rodrigo Patzlaff, 17 anos, que está internado no Hospital Dra. Izolde Hubner Dalmora desde o dia 8 de fevereiro de 2024, com o diagnóstico de meningite bacteriana, com sequelas motoras. Um dos maiores sonhos do adolescente e de seus pais é a conclusão do Ensino Médio, atualmente cursando o 3° ano.
Priorizando este sonho, associado ao trabalho humanizado do hospital, a Equipe Multidisciplinar, articulada com a Escola de Educação Básica Arabutã, encontrou uma alternativa para que pudesse ocorrer a conclusão do ano letivo. “Disponibilizamos o trabalho de nossa pedagoga, Tais Agustini, que já desenvolve trabalhos com nossos pacientes, para aplicar os conteúdos ao adolescente. As atividades são repassadas pelos professores da escola de forma individual, e a professora Tais, adapta, respeitando suas limitações”, enfatiza o diretor do hospital, Joercio Dalmora.
A condição de Douglas, causada pelas sequelas da meningite bacteriana, não afetou o cérebro e por essa razão o jovem tem plenas capacidades cognitivas. Para a direção do hospital, a força de vontade e determinação do estudante surpreende e tem mobilizado toda a equipe para proporcionar a continuidade dos estudos, dentro do hospital. “Assim, conseguimos realizar o sonho do adolescente e de seus pais, garantindo seu direito de acesso à educação”, aponta Joercio.
O Hospital Dra. Izolde Hubner Dalmora é referência na região, com uma equipe altamente qualificada para atender as mais diversas situações. Atualmente mantém um total de 80 leitos, sendo 30 leitos destinados para cuidados prolongados via Sistema Único de Saúde (SUS), 30 para saúde mental, 3 leitos para estabilização, 17 leitos clínica e mais de 80 colaboradores.

Por: Rosilene Fochesatto

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque