O Jornal

Inverno começa com clima ameno

Estação teve início na quinta-feira, dia 20, às 17h51, horário de Brasília

Inverno começa  com clima ameno

Na quinta-feira, dia 20 de junho às 17h51 teve início o Inverno, que termina oficialmente no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). No trimestre, a previsão é de temperatura acima da média climatológica em Santa Catarina, ou seja, vai faltar frio na estação mais fria do ano.
Diferente dos anos anteriores, a estação teve início um dia antes do habitual, devido ao solstício de Inverno, que é o início astronômico da estação. O fenômeno acontece devido à posição da terra em relação ao sol. Sua inclinação não permite que os raios solares sejam distribuídos igualmente para os dois hemisférios. Em junho, este evento marca o início do Inverno no Sul e o Verão no Norte.
Outra justificativa se deve pelo ano de 2024 ser bissexto, ao qual é acrescentado um dia extra, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Caso não existisse esse “ajuste” no calendário terrestre, depois de certo tempo as estações do ano começariam a ficar descompassadas, devido à falta de sincronização com a translação da Terra.
De acordo com a Epagri/Ciram, Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, a previsão é de uma estação mais quente do que o normal no Estado. Em relação à chuva, a expectativa é de valores abaixo da média climatológica, especialmente nos meses de julho e agosto, com má distribuição e períodos de escassez. “O Inverno é a estação mais seca do ano. No entanto, podem ocorrer eventos de chuva forte, elevando os totais mensais”, aponta o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram. Essas informações serão atualizadas até o fim de junho, quando ocorre o Fórum Climático, um dos eventos mais importantes relacionados ao clima no país.
O fenômeno La Niña, que é caracterizado pelo resfriamento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, deve se desenvolver em meados de julho e de agosto. Porém, os efeitos do La Niña serão mais notáveis na Primavera e no Verão de 2024.
Durante o Inverno também são esperados períodos de temperatura elevada (acima de 30ºC), caracterizando veranicos. Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Por: Rosilene Fochesatto

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque