Espaço Expositivo retrata os costumes e a vida dos imigrantes italianos que se estabeleceram no interior de Concórdia
Será inaugurada neste sábado, às 15h, a Casa da Memória César Pellizzaro, situada em Lajeado dos Pintos, interior de Concórdia. A programação contará com a participação do Grupo Filó, atrações culturais e coffee break típico italiano, que integra as festividades alusivas aos 90 anos de Concórdia, comemorados na segunda-feira, 29 de julho.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Edila Souza, a estrutura foi idealizada há alguns anos, recebeu emenda parlamentar, passou um tempo parada e posteriormente sofreu problemas estruturais, sendo finalizada recentemente. “O Espaço Expositivo tem muito da história de Concórdia, com destaque para a imigração italiana, com objetos históricos da comunidade, auditório e cantina. A visitação acontecerá por meio de agendamento”, destaca Edila.
Para o secretário de Desporto e Cultura, Alexandre Schneider, o Espaço Expositivo busca retratar o cotidiano da comunidade rural, a casa do colonizador/agricultor e seus respectivos cômodos e ambientes externos. “A Exposição traz o universo rural. O local é dividido por eixos temáticos: cozinha, sala, quarto, igreja, escola, bodega, porão e o paiol. Locais de Memória e interação social de Lajeado do Pintos representados com objetos, móveis, fotografias, máquinas agrícolas da década de 1940 à 1990”, descreve.
O processo de resgate de objetos e dados históricos iniciou em 2003 com Associação de Agroturismo Caminho da Roça juntamente com os moradores de Lajeado dos Pintos. Em 2021, iniciou a etapa de catalogação e higienização dos objetos, bem como, a concepção da Exposição histórica pela Secretaria Municipal de Desporto e Cultura de Concórdia.
Conforme o professor de História do Museu Histórico Hermano Zanoni de Concórdia, Raul Kussler, o principal objetivo da Casa da Memória é compartilhar os aspectos históricos e culturais de Lajeado dos Pintos através dos objetos e também da linguagem poética da curadora da Exposição, a artista Renata Gaertner. A curadora propõe através dos ambientes e poesia, compartilhar as memórias dos moradores da localidade.
A Casa da Memória César Pellizzaro será administrada pela Prefeitura de Concórdia em parceria com a Associação de Agroturismo Caminho da Roça.
Por Rosilene Fochesatto/OJ
Confira as matérias que foram destaque