O Jornal

Casa da Memória será inaugurada neste sábado

Espaço Expositivo retrata os costumes e a vida dos imigrantes italianos que se estabeleceram no interior de Concórdia

Casa da Memória será inaugurada neste sábado Casa da Memória será inaugurada neste sábado Casa da Memória será inaugurada neste sábado Casa da Memória será inaugurada neste sábado Casa da Memória será inaugurada neste sábado Casa da Memória será inaugurada neste sábado

Será inaugurada neste sábado, às 15h, a Casa da Memória César Pellizzaro, situada em Lajeado dos Pintos, interior de Concórdia. A programação contará com a participação do Grupo Filó, atrações culturais e coffee break típico italiano, que integra as festividades alusivas aos 90 anos de Concórdia, comemorados na segunda-feira, 29 de julho.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Edila Souza, a estrutura foi idealizada há alguns anos, recebeu emenda parlamentar, passou um tempo parada e posteriormente sofreu problemas estruturais, sendo finalizada recentemente. “O Espaço Expositivo tem muito da história de Concórdia, com destaque para a imigração italiana, com objetos históricos da comunidade, auditório e cantina. A visitação acontecerá por meio de agendamento”, destaca Edila.

Para o secretário de Desporto e Cultura, Alexandre Schneider, o Espaço Expositivo busca retratar o cotidiano da comunidade rural, a casa do colonizador/agricultor e seus respectivos cômodos e ambientes externos. “A Exposição traz o universo rural. O local é dividido por eixos temáticos: cozinha, sala, quarto, igreja, escola, bodega, porão e o paiol. Locais de Memória e interação social de Lajeado do Pintos representados com objetos, móveis, fotografias, máquinas agrícolas da década de 1940 à 1990”, descreve.

O processo de resgate de objetos e dados históricos iniciou em 2003 com Associação de Agroturismo Caminho da Roça juntamente com os moradores de Lajeado dos Pintos. Em 2021, iniciou a etapa de catalogação e higienização dos objetos, bem como, a concepção da Exposição histórica pela Secretaria Municipal de Desporto e Cultura de Concórdia.

Conforme o professor de História do Museu Histórico Hermano Zanoni de Concórdia, Raul Kussler, o principal objetivo da Casa da Memória é compartilhar os aspectos históricos e culturais de Lajeado dos Pintos através dos objetos e também da linguagem poética da curadora da Exposição, a artista Renata Gaertner. A curadora propõe através dos ambientes e poesia, compartilhar as memórias dos moradores da localidade.

A Casa da Memória César Pellizzaro será administrada pela Prefeitura de Concórdia em parceria com a Associação de Agroturismo Caminho da Roça.


Por Rosilene Fochesatto/OJ

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque