Atividades foram alusivas ao aniversário de 90 anos de Concórdia e contou com a presença das famílias e convidados em dia especial no educandário na
“Um município só tem história pelo seu povo, e porque a história é passada de geração em geração”. É neste contexto que a Escola Algodão-Doce Centro Educacional e Cultural, promoveu uma semana comemorativa alusiva ao aniversário de 90 anos de Concórdia. As atividades envolveram as crianças do berçário, maternal, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, pais, professores e a comunidade com muita comida típica, apresentações culturais e exposição fotográfica.
Concórdia completa 90 anos na segunda-feira, dia 29, mas os eventos comemorativos iniciaram há algumas semanas na Escola Algodão-Doce. O objetivo foi envolver toda a comunidade do educandário para mostrar o quanto a história do município é rica em cultura, preparando as crianças que são o futuro de Concórdia a vivenciar e aprender tudo o que essa terra tem a oferecer.
O ponto alto das comemorações na Escola, foi na quarta-feira, dia 24, onde diversas atividades foram desenvolvidas com a presença das crianças e as famílias. De acordo com a sócia-proprietária da Algodão Doce, Graciele Vezaro Santian, foi um momento de grande inteiração, diversão e conhecimento da cultura e costumes do município.
“Demos início ao projeto alusivo ao aniversário dos 90 anos de Concórdia, fazendo uma entrevista com as famílias. A ideia era conhecê-las, saber de onde vieram, se nasceram aqui, se os pais e avós são dessa região, ou de onde vieram, qual a cultura e descendência deles. Também saber das preferências culinárias e das festas típicas locais ou trazidas pelos imigrantes. Isso foi um pouquinho da nossa pesquisa com as famílias, foi onde deu início ao projeto para aplicarmos a vivencia das crianças em sala de aula”, diz Graciele.
Ela também destaca que cada turma do educandário foi responsável por um tema que representa a cidade: Os estudantes da Educação Fundamental ficaram responsáveis pela cultura do município; os da Educação Infantil, em trazer informações sobre as comidas, brincadeiras, músicas e vestimentas. Já as crianças menores do berçário e maternal, teve o envolvimento das famílias que fizeram a reprodução da cidade por meio de maquetes. “Além de tudo isso, ainda tivemos na quarta-feira, a presença de representantes da cultura alemã e italiana, pessoas que vivenciaram várias épocas destes 90 anos. Eles trouxeram um pouco da cultura por meio de histórias, música, contos da época da infância ou de quando vieram para cá”, comenta Graciele.
Outro destaque foi a abertura da exposição fotográfica de imagens da cidade produzida por Jorge Somensi. “A abertura aconteceu na Algodão-Doce e deve percorrer o município, é uma reconstrução da cidade por meio de registros fotográficos”, explica.
Por: Odair José Paz
Confira as matérias que foram destaque