O Jornal

Acervo do O Jornal vira fonte de pesquisa

Gráfica Equiplan fez a doação dos exemplares para o Museu de Ipumirim

Acervo do O Jornal  vira fonte de pesquisa Acervo do O Jornal  vira fonte de pesquisa

As principais notícias ocorridas em Ipumirim nos últimos 50 anos, estão registradas nas edições do O Jornal. O meio de comunicação que nesse meio século traz informações para diversos municípios do Alto Uruguai Catarinense através do impresso e nos últimos anos disponível no digital. Também coleciona fatos que são parte da história de Ipumirim e que agora fazem parte do acervo municipal.
Dos primeiros 20 anos de circulação, iniciado em 29 de julho de 1974, quase todas as edições estão catalogadas. A doação para o museu municipal de Ipumirim, foi feita pela Gráfica Equiplan, através dos atuais proprietários, Paulo Roberto Reginatto e José Brunetto, que, com a autorização da esposa de Elio Brunetto (já falecido), repassam com muita honra esse acervo.
Elio Brunetto, antigo proprietário da Gráfica Equiplan, foi por 20 anos também o responsável pela impressão dos jornais. Com a mudança de local para impressão, a gráfica manteve o acervo. Passadas três décadas do fim desse trabalho e com o sentimento de que a cultura precisa ser mantida e mostrada, os novos administradores da Gráfica Equiplan optaram por colocar os exemplares a disposição dos municípios. Ipumirim demonstrou grande interesse e agora esse contexto histórico regional já está de posse do município.
Maria Theresa Nichele Reginatto, filha de Elio e gerente da Equiplan – Gráfica e Editora, diz que a direção da gráfica estima para que esse acervo seja preservado. “Nós pensamos na doação para um museu porque esse é um trabalho que remete muitas memórias. É um retrato dos acontecimentos da nossa região ao longo de duas décadas. Além de uma obrigação em manter vivo é uma honra estar repassando para Ipumirim todo esse contexto histórico que retrata a região. Nosso maior interesse é contribuir com a manutenção e resgate dessa cultura. Esperamos que Ipumirim de segmento na divulgação desse acervo da melhor forma possível”, destaca.
Edson Bogoni, responsável pelo Museu de Ipumirim, fez a separação, restauração e catalogou os exemplares. Um trabalho delicado e demorado, pois exige cuidados de manuseio e de catálogo por data de impressão. “Foi um trabalho minucioso, mas muito gratificante. Temos aqui uma das principais fontes de pesquisa da região. Esse acervo é um resgate histórico do que foi notícia no decorrer dessas décadas”, enfatiza o diretor.
Dentre as principais informações do periódico, destaque para a equipe de futebol de campo Ser Sete de Setembro de Ipumirim, que fez uma grande campanha entre os anos 70 e 90, sendo destaque no meio esportivo de toda a região. Assuntos políticos e o desenvolvimento do município, bem como acontecimentos marcantes.
O acervo doado para Ipumirim, possui na grande maioria, vários exemplares de cada edição. Como forma de colaborar com o enriquecimento histórico de outras cidades, o responsável pelo Museu de Ipumirim, estará fazendo o repasse desses exemplares para o município de Ipira, que irá, de forma semelhante, catalogar e disponibilizar para visitação e estudo da sua comunidade.
Bogoni salienta que Ipumirim tem grande interesse em completar esse acervo com as edições dos 30 anos sequentes. Para isso, está solicitando as gráficas, administradores ou até leitores que possuem exemplares desse período e queiram fazer a doação, que entrem em contato com o município de Ipumirim.

Por: Juliane Rell

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque