O Jornal prossegue a partir deste sábado, a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Concórdia. Nesta edição, os eleitores conferem os planos de governo do candidato Mauri Maran (PT), o segundo candidato dos 3 postulantes ao Executivo a enviar as propostas a serem executadas nas principais áreas de atuação do Município. Maran tem como vice-prefeito Neuri Santhier (PT) pela Coligação “Concórdia Mais”.
Candidato a prefeito da Coligação Concórdia Mais (FE Brasil – PT, PV e PCdoB e mais PDT e PSB), Mauri Maran, 61 anos, mora em Concórdia há 44 anos. Foi vereador em dois mandatos e secretário de Urbanismo e Obras nos governos Saretta e Girardi. Maran construiu a trajetória como líder comunitário, catequista, trabalhador da Sadia, servidor da Celesc e na iniciativa privada.
Neuri Santhier, 58 anos, é o candidato a vice-prefeito. Ele desenvolveu a liderança como líder sindical (Sintrial), vereador e em dois mandatos como vice no governo Girardi. Santhier foi o articulador do Concórdia 2030, um programa de planejamento de médio e longo prazo e que indicou, entre outras obras, a duplicação das Ruas Attílio Fontana e Tancredo Neves, a construção da Rua Coberta, o projeto de prevenção de cheias e a modernização da infraestrutura rural e urbana.
O Plano de Governo Maran e Santhier 13 – Concórdia Mais tem como base uma gestão inovadora, orientada pelo planejamento estratégico participativo, cuidando do presente e preparando o futuro do município.
CONCÓRDIA SAUDÁVEL
Na saúde, a principal proposta de Maran e Santhier 13 é implantar ATENDIMENTO DE SAÚDE 24 HORAS na rede pública de Concórdia, com serviços médicos, de enfermagem e odontológicos. Ao lado desta bandeira está a construção do Centro de Especialidades; Portal Eletrônico para agendamento de consultas e serviços de saúde; reforçar a articulação para credenciamento do serviço de Oncologia, pelo SUS, para Concórdia; aumentar a oferta de consultas para especialidades, de cirurgias eletivas e exames de alto custo, entre outras bandeiras.
TODAS AS LETRAS
Implantar Orçamento Participativo nas Escolas, gerido por um Colegiado Escolar (pais, servidores e alunos); ampliar o programa Escola em Tempo Integral- ETI; valorizar os professores e modernizar as estruturas para a efetividade dos processos de ensino-aprendizagem.
MOBILIDADE TOTAL
Criar o programa municipal PASSAGEM GRÁTIS, para garantir transporte coletivo público gratuito para a população da cidade e do interior; executar novas etapas de modernização do trânsito; humanizar a cidade, garantindo a função social e priorizando o pedestre.
VIDA EM MOVIMENTO
Criar o CENTRO DIA PARA IDOSOS (Acolhimento e Convivência) para o desenvolvimento intelectual, físico e social cujas famílias não têm condições de prover os cuidados durante o dia ou parte dele; dar especial atenção aos serviços dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes; apoiar ações para o combate do trabalho infantil, violência e exploração sexual; efetivar as políticas de atendimento às Mulheres vítimas de violência doméstica, previstas na legislação em vigor: Prioridade em Programas Habitacionais, Aluguel Social e Maria da Penha vai à Escola.
NOSSO LAR
Programa Nosso Lar para construção de 500 casas e apartamentos para habitação popular na área rural e urbana de Concórdia; fortalecer o Fundo Municipal para ofertar projetos de habitação, com recursos públicos ou parceria pública privada; aperfeiçoar o processo de regularização fundiária e relocação de famílias em situação de risco;
CIDADE PARA TODOS
Com o SERVIÇO DIGA A SOLUÇÃO vamos estruturar uma equipe de manutenção com ação rápida para pequenos reparos de infraestrutura urbana e rural, solicitados pela população; organizar o Programa Asfalto Comunitário, com regramento definido de forma participativa e fomentado pela prefeitura; Investir na segurança urbana; implantar Central de Energia Fotovoltaica para compensar o consumo e gasto financeiro em energia da Administração Municipal; promover a urbanização na Sede dos Distritos e Vilas urbanizadas: calçadas, faixas de segurança, melhoria nos acessos à igreja, centro comunitário e cemitério, trocar lâmpadas da iluminação pública para led.
CULTURA E TURISMO
Fortalecer a economia Criativa no Município; instituir a Morada da Cultura com a finalidade de preservar a história sociocultural do Município; descentralizar a arte, com oficinas culturais e apresentações em bairros e distritos do Município.
AGRO FORTE
Organizar o território municipal rural em três regiões, com centralização de frota de máquinas e equipamentos para serviço de recuperação, reabertura e manutenção de estradas e acessos às propriedades; aumentar em 100% o número de horas-máquinas e corrigir os valores repassados às Associações de Moradores Rurais; unificar definitivamente o controle e gestão do parque de máquinas para a infraestrutura rural; reestruturar a frota das Associações de Agricultores, com novas máquinas, equipamentos e aumento do recurso para óleo diesel, bem como disponibilizar assessoria na gestão; fazer novos investimentos para asfalto rural.
CONCÓRDIA DO AMANHÃ
Programa Concórdia 2050 - gestão inovadora com planejamento estratégico, inspirado no Documento Concórdia 2030 atualizado;- elevar de 10 para 20 o nível do Ecossistema de Inovação de Concórdia; - planejar e viabilizar o Centro Empresarial de Alta Tecnologia para expansão econômica; implantar condomínio na nova área industrial para expansão e criação de empresas; - atualizar a Lei Municipal de incentivos econômicos e fiscais;- ampliar a oferta de áreas para expansão econômica; desenvolver programas de capacitação profissional e empreendedora para jovens.
CONCÓRDIA SUSTENTÁVEL
Rever e melhorar o sistema de coleta dos resíduos sólidos, incluindo todos os tipos de resíduos na área urbana e rural; aprimorar o sistema de coleta seletiva de resíduos; ordenar e expandir a política de embelezamento da cidade, de forma padronizada, com disciplina para as atividades e empresas que geram poluição visual; fazer diagnóstico das áreas de risco, encostas, barragens, uso e conservação do solo, faixa ciliar; habilitar o Município para o licenciamento ambiental.
ESPORTE E JUVENTUDE
Construir a pista sintética para atletismo: espaço de treinamento de atletas, das escolinhas e para atividade física da população em geral; Projeto Área Livre - utilizar o terreno municipal, próximo à BR 153, para difusão do esporte automotivo, Motocross, pista de manobras e arrancadão; manter e ampliar as Escolinhas Esportivas, com implantação de polos esportivos nos Bairros e Comunidades do interior; resgatar o trabalho do Paradesporto; valorizar o esporte comunitário; fortalecer o esporte de rendimento, valorizando os atletas locais.
BEM-ESTAR ANIMAL
Avançar na execução do plano de ação de proteção animal e controle de zoonoses para os animais domésticos, em parceria com entidades protetoras dos animais; viabilizar o castramóvel, com veículo itinerante.
Confira as matérias que foram destaque