

Campanha anual tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença
Prédios e locais públicos de Concórdia e municípios da região ganham um novo tom neste mês decorados com luzes e laços cor-de-rosa. O objetivo da iluminação especial é chamar a atenção para o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama.
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e desembarcou no Brasil em 2002, para conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Inca, o movimento surgiu quando o símbolo da prevenção à neoplasia, um laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, nos Estados Unidos — que, desde então, é promovida anualmente. A partir de 2011, a campanha passou a incluir a prevenção sobre o câncer de colo de útero.
O tumor maligno nas mamas é o que mais mata mulheres no país e, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mortalidade pela doença se mantém estável no Brasil desde 2008. Na avaliação de especialistas, isso se deve pela dificuldade de acesso ao diagnóstico e tratamento, que faz com que menos de 20% das mulheres realizem as mamografias no tempo certo.
Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que, desde 2021, o câncer de mama é o tipo mais comum em todo o mundo. No Brasil, foram estimados 66.280 casos novos em 2022.
Neste ano, além da divulgação de dados, o objetivo da campanha é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Ainda de acordo com o Inca, há diferentes tipos de câncer de mama, sendo alguns com desenvolvimento rápido, outros não. Na maioria dos casos, quando tratados de forma adequada, apresentam bom prognóstico. Esta neoplasia também atinge os homens, apesar de ser um quadro raro, representando somente 1% do total de casos da doença.
Sinais
Entre os principais sinais e sintomas do câncer de mama, estão: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido dos mamilos. Nódulos pequenos também podem aparecer no pescoço ou nas axilas. O exame de mamografia é indicado para detectar alterações nas mamas.
Tratamento
De acordo com o Inca, nas últimas décadas, foram registrados muitos avanços no tratamento do câncer de mama. Hoje, existem diversas práticas terapêuticas disponíveis, mas a indicação depende da fase em que a doença se encontra e do tipo de tumor, podendo incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
Programação especial
Em Concórdia a Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza uma extensa programação neste mês, com o objetivo de promover a conscientização. De 14 a 18 de outubro será realizado o Dia do Preventivo, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O Brechó estará aberto nas terças e quintas, manhã e tarde. Dia 19 de outubro, Dia D Preventivo, das 8h às 11h, Brechó aberto. Dia 19, Caminhada Outubro Rosa Rede Feminina de Combate ao Câncer e CPC Pscina Clube. Saída às 8h30 da Rede Feminina.
Dia 23 de outubro, palestra Saúde da Mulher no Centro Cultural às 19h com a Dra. Fernanda Trevisol e a enfermeira Maria Cristina Berta. Dia 29 de outubro, “Amigas, música & poesia”, no Memorial Attilio Fontana às 19h.
Por Rosilene Fochesatto/OJ
Confira as matérias que foram destaque