Tarifa de energia elétrica não terá cobrança de taxas adicionais em todo Brasil
O mês de dezembro será novamente de alívio para pagar a conta de energia elétrica. É que foi mantida a bandeira verde para as tarifas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A informação foi repassada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última semana. A “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país foi o que influenciou a decisão, segundo a Aneel.
Após três meses conturbados em que a tarifa chegou aos patamares de vermelho e amarelo, em dezembro volta a ser tarifada em verde neste mês. As boas precipitações de chuva por todo o Brasil e condições climáticas favoráveis, contribuem para que não sejam acionadas as termoelétricas, que elevam o custo da produção energética. Segundo a Aneel, caso houvesse a aplicação de outras bandeiras tarifárias, a conta de luz refletiria em um aumento de até 64%.
A base de cálculos da conta de luz pelas bandeiras é realizada da seguinte forma; Quando há a bandeira verde, como em agosto, a conta não sofre qualquer acréscimo. Na bandeira vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Por Odair Paz/OJ
Confira as matérias que foram destaque