

Publicado em: 30/06/2025 08:30
Mínimas de até -90C e com ampla formação de geada foram registradas no município e região
O Inverno 2025 mostrou a que veio logo nos primeiros dias da estação, com temperaturas que chegaram a -2ºC no município na quarta-feira, dia 25. As temperaturas negativas e a geada também ocorreram em toda a região da Amauc por dois dias consecutivos. O município de Irani bateu um dos recordes, com os termômetros de rua registrando a marca de -9ºC no início da manhã da terça-feira, 24, superando a cidade de Urupema. Mas a semana também foi marcada por mudanças no tempo, e a chuva voltou com intensidade e deve deixar o tempo instável neste fim de semana.
As manhãs de Concórdia em dois dias desta semana foram tomadas por um cenário de gelo e frio, com temperaturas que atingiram -2ºC em diversos pontos. A geada ampla tomou os campos da área rural, os telhados das casas na área urbana, além de criar uma película espessa de gelo em vegetações e nos veículos que ficaram estacionados ao tempo. As baixas temperaturas foram constatadas em pelo menos dois dias, sendo na terça-feira, dia 24, com registro de 02ºC e -2ºC na quarta-feira, 25.
As temperaturas negativas também foram registradas em toda a Amauc. Segundo as medições oficiais da Defesa Civil de Santa Catarina, a cidade mais fria do Estado, Urupema, chegou a -8ºC.
De acordo com as previsões dos principais centros meteorológicos de SC, esta é somente a primeira massa de ar polar que passa pelo Estado, sendo que pelo menos mais três estão previstas para a estação.
Embora o frio tenha atingido todo o estado de Santa Catarina, pelo menos na região Oeste, a chuva voltou com intensidade e deve seguir até a próxima quarta-feira, dia 2 de julho, quando a previsão aponta que as temperaturas devem voltar a cair, mas com mínimas próximas aos 2ºC.
Por: Odair José Paz/OJ
Confira as matérias que foram destaque