![O Jornal O Jornal](assets/site/img/logo.png)
![](assets/site/img/openMenuH.png)
Polo de Altas Habilidades/Superdotação de Concórdia certifica 24 estudantes da rede estadual de ensino
O Polo de Altas Habilidades/Superdotação de Concórdia, vinculado ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), certificou e homenageou 24 alunos pertencentes à rede estadual de ensino na noite da segunda-feira, 18. O Polo desempenha trabalhos educacionais com estudantes que demonstram potencial elevado de desenvolvimento aos demais na área intelectual, acadêmica, de liderança, psicomotricidade e arte. O atendimento é realizado no município desde 2018 e conta com profissionais especializados para os alunos com capacidades acima da média.
Um serviço ainda pouco conhecido pela população é oferecido em Concórdia e na região da Amauc, onde crianças e jovens com desenvolvimento de aprendizagem acima da média são acompanhadas com trabalho pedagógico diferenciado, exaltando e potencializando ainda mais as habilidades. Mais conhecidos popularmente como “pequenos gênios”, tem junto ao Polo uma oportunidade de aprimorar ainda mais o dom natural.
“Avaliar, identificar, suplementar e orientar estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, é um passo muito importante para romper as barreiras do anonimato e tornar público talentos e saberes muitas vezes desapercebidos em sala de aula. Ao receber um certificado, o aluno não sai do evento com apenas um simples diploma, mas sim, com o coração cheio de sonhos e gratidão pelo reconhecimento”, diz a professora do Polo, Jéssica Mascarello Gross.
Os alunos homenageados nesta semana têm idade entre 8 e 16 anos, e todos oriundos da rede estadual de ensino. O evento de certificação ocorreu no Auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). Mais informações podem ser obtidas junto à secretaria do Polo e do Ceja, ou pelo telefone (49) 98816 – 5825.
Trajetória
Em 2018 a Coordenadoria Regional de Educação de Concórdia, amparada pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC) e com as Secretarias de Educação dos Estados (SED) e Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação da Fundação Catarinense de Educação Especial (NAAH/S), efetivaram a implantação do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, matriculados na rede estadual de ensino.
Já em 2022, o Polo de Altas Habilidades passou a ser vinculado ao Ceja, dando continuidade aos atendimentos em um novo espaço com maior estrutura para atender os alunos pertencentes à toda Amauc. O Polo conta com 2 profissionais de educação atuando diretamente na sala do AEE, sendo a professora, Jéssica Mascarello Gross e a assessora, Rosângela Galvão de Oliveira, orientadas e assistidas pela responsável pela Educação Especial da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Concórdia, Neura Mora, da equipe pedagógica Ceja e pela gestora escolar, Rosane Salete Oldoni.
Por: Odair José Paz
Fotos: Jéssica Mascarello Gross/ Divulgação Polo-Ceja
Confira as matérias que foram destaque